Nem só de Central Park vivem os moradores de Nova York. Aliás, segundo a NYC parks, a cidade tem mais de 1700 parques, playgrounds e centros de recreação espalhados pelos cinco “Boroughs”. Na minha última viagem a cidade redescobri um desses parques que estão lá escondidinhos no meio da grande maçã: O Madison Square Park. Digo redescobri, porque eu já tinha passado algumas vezes por ele, mas nunca tinha parado e prestado atenção nele do jeito que deveria.
O parque está localizado entre a Broadway e 5a de um lado e a Madison ave do outro e entre as ruas 23 e 26th.
Com certeza você já passou nesta área, se foi visitar por exemplo, o Flatiron Building ou mesmo a Eataly que fica em frente ao parque. Pois foi exatamente depois de uma visitinha a Eataly, que está sempre lotada, que acabei parando no parque. Estendi a canga numa das áreas gramadas do parque para descansar e comer o meu “almoço” com direito a sobremesa (Baba Limoncello). De companhia, as pessoas que utilizam o parque como praia, para tomar sol. Sim, as meninas vão de biquini, estendem a toalha, passam bronzeador e lêem livros calmamente. Pros rapazes é mais fácil, só tirar a camisa, subir a bermuda e voilá. É um ótimo lugar para dar uma descansada depois de andar por Manhattan, tem várias árvores com sombra e para quem está na cidade de passagem, tem uma amenidade essencial: WiFi gratuito!
Depois do meu “picnic” no gramado, fui explorar um pouco do parque que estava com uma exposição super curiosa. A instalação “Pet Sounds” do Charles Long, que mora na Califórnia, tem esculturas que “interagem” com o parque. Tem esculturas nas mesas, nos bancos e até nas cercas, que originalmente não existem no parque. Além de super coloridas, as peças maiores emitem sons quando são tocadas. O que eu mais gostei dessa parte? O parque funciona como uma galeria de arte a céu aberto e o melhor, com esculturas que podem ser tocadas pelas crianças, o que é raro de encontrar. As crianças ficam imediatamente atraídas pelas peças coloridas e com formas estranhas.
As instalações de arte são trocadas 4 vezes por ano, então essa vai ser vista por quem passar pela cidade no verão. Para quem vai com crianças, mais um motivo para planejar uma visita ao parque: um playground enorme e muito interessante. Além de várias atividades, no verão também funciona uma pequena área com brinquedos com água onde as crianças podem se refrescar.
O parque tem atividades diárias para crianças e adultos. Eu já tinha contado neste post, das novidades do verão em Nova York, sobre o Madison Square Music, que acontece toda quarta até o final de agosto e é um programa que vale super a pena enquanto você estiver na cidade.
É realmente impressionante o que eles tem nesse espaço, no meio da cidade: banquinhos, fontes, muitas árvores, sombra, gramados, instalações de arte, muitas flores e jardins muito bem cuidados.
Já tem motivos suficiente pra planejar uma visitinha? Não?? E se eu te contar que dentro do parque tem umShake Shack, um dos mais famosos(e deliciosos) hamburguers e shakes dos Estados Unidos? O Shake Shack que agora é famoso em todo mundo e já tem filiais em vários estados, começou em 2001 como uma carrocinha de cachorro quente dentro do parque para financiar a 1a instalação de arte do Madison Square Art. Uma visitinha ao Shake Shack é perfeita para refrescar uma tarde quente na cidade e o melhor, uma parte do valor que você paga vai para a conservação do parque e projetos como as instalações de arte e playgrounds.
Então já sabe… Na próxima visita a cidade, coloque na lista uma visitinha (ou parada para descanso) no Madison Square Park.