O papo sempre rende muito quando falamos sobre os pedágios nas estradas da Flórida.
Apesar de todo mundo que aluga carro fazer uso dos pedágios, poucas
pessoas entendem bem como eles funcionam. Antes de se aventurar por esse
tema, não deixe de ler os posts abaixo, assim você não ficará perdido
sobre como pagar os pedágios:
- Dúvidas sobre como alugar um carro nos EUA? Clique aqui para saber tudo.
- Para saber mais sobre como dirigir em Orlando, clique aqui.
- Para saber tudo sobre viajar de carro entre Miami e Orlando, clique aqui.
- Se você quer alugar um carro dentro da Disney, clique aqui.
- Avaliação de locadora: como é alugar carro na Alamo
- Avaliação de locadora: como é alugar carro na Avis
- Avaliação de locadora: como é alugar carro na Dollar
- Avaliação de locadora: como é alugar carro na E-Z Rent-A-Car
- Avaliação de locadora: como é alugar carro na National
- Avaliação de locadora: como é alugar carro na Sixt
- Avaliação de locadora: como é alugar carro na Thrifty
Nós já falamos um pouco sobre pedágios no post sobre aluguel de carro em Orlando e também na matéria sobre como dirigir em Orlando, mas sabemos que muitas pessoas ainda tem dúvidas. Por isso, hoje resolvi fazer um guia definitivo sobre o funcionamento dos pedágios no estado da Flórida. Espero conseguir esclarecer as dúvidas à respeito desse assunto polêmico.
Para começar, é importante entender os diferentes sistemas de pedágio da Flórida. Prontos? Então vamos lá!
Os sistemas de pedágio na Flórida
Existem 5 sistemas de cobrança nos
pedágios da Flórida. Na real existem 6, mas o último funciona em
estradas que ninguém frequenta, então irei omitir desse guia. Estes 5
sistemas funcionam podem funcionar separadamente ou ao mesmo tempo em um
ponto de pedágio, o que só complica a vida dos turistas desavisados.
Para que você possa entender melhor, deixa eu explicar um pouco estes
sistemas:
- SunPass: o famoso SunPass é o equivalente aos já conhecidos Sem Parar / Via Fácil aqui do Brasil. Com um “dispositivo” que pode ser colado no vidro do carro ou não, o motorista pode passar batido nos pedágios e a cobrança chega em casa no final do mês. Existem duas opções para os turistas que querem utilizar o SunPass ao alugar um carro, que já detalho mais abaixo no guia para não criar confusão nesse momento.
- EPass: sistema parecido com o SunPass, mas bem menos abrangante. Apesar disso, está presente em uma importante estrada que corta Orlando, a Beachline Expressway (SR 528), que vai da cidade até o Cabo Canaveral e passa por exemplo pelo aeroporto (que todo mundo usa, né?).
- PlatePass / EToll / TollPass / HTA: esses sistemas, também
conhecidos como “toll-by-plate”, surgiu para abranger quem não queria
ficar andando com vários “aparelhos” colados no para-brisa como os do
EPass e SunPass. Eles funcionam da seguinte maneira: ao passar pelas
faixas dedicadas à cobrança automática (incluindo os dois sistemas: SunPass e EPass) o
pedágio tira uma foto da placa e manda a conta do pedágio direto para a
locadora. A cobrança é feita no cartão caução que você deixou na
retirada do veículo.
Obviamente, que se a sua locadora oferecer esses sistemas e você não passar pela faixa de cobrança automática, você não será cobrado de nada posteriormente. - Cash / Receipt: o pedágio do jeito que a gente conhece, onde você estaciona, paga, recebe troco, recibo (se quiser) e segue viagem. Essa espécie de pedágio está aos poucos entrando em extinção na Flórida, dando lugar aos pedágios automáticos.
- Exact coins: outro sistema que funciona como antigamente, nas
faixas com ‘exact coins’ você não encontra um atendente no guiché e sim
uma cesta para jogar as moedas e pagar o pedágio. Aqui não tem troco
por isso ande com bastante moeda no carro para garantir que terá o valor
certinho.
Falando em moeda, uma dica: a Rê tem essa mania de andar com dois porta moedas em Orlando, um só com moedas de 1 centavo e outro com as outras moedas. Assim sempre que ela pode, ela se livra das moedas de 1 centavo (que facilmente você acumula zilhões ali nos EUA) e guarda as moedas maiores para os pedágios.
Como pagar os pedágios na Florida?
Se você só for circular no eixo Orlando-Tampa-Cabo Canaveral,
fique tranquilo meu caro leitor, pois o bom e velho dinheiro ainda é
amplamente aceito por essas bandas. Minha dica nesse caso é você se
munir de dinheiro trocado e moeda, para o caso de encontrar um pedágio
que só aceite Exact Coins (pode acontecer).
Encontrou um pedágio e não tem trocado
para pagar? Não tem jeito, né? Você terá que passar batido mas corre o
risco de receber uma multa depois. Por via das dúvidas, sempre tente
andar com uns trocadinhos no carro.
A verdade nua e crua: a conhecida I-4, estrada que liga Orlando a Tampa, não possuí nenhum pedágio.
O que algumas pessoas encontram, são pedágios menores que ligam outras
estradas a I-4, mas essa principal em si, é livre de cobranças.
Agora, se você estiver querendo se aventurar pelas vizinhanças de Miami e Fort Lauderdale, deve se preparar para entender um pouco mais sobre os sistemas de cobrança automática dos pedágios. Digo isso porque a Florida’s Turnpike, a principal via que liga Orlando à Miami, não possuí mais pedágios com cobrança manual, nem com funcionários, nem com moedas.
Para lidar com os pedágios automáticos,
sua vida vai ser amplamente influenciada pela locadora que você
escolher, pois cada uma tem uma maneira diferente de trabalhar com as
cobranças automáticas que explico abaixo. Se quiser saber todos os
detalhes sobre como ir de Orlando a Miami, clique aqui para ler um post completo.
Sun Pass Mini: vale a pena?
Se não quiser depender da locadora, existe
também a opção de você passar em qualquer farmácia ou supermercado e
comprar o “aparelinho” (que na realidade é uma etiqueta) do SunPass,
conhecido como SunPass Mini. Com ele você tem
independência dos planos das locadoras, que explicarei mais abaixo, mas
deve ser comprado separadamente por você. A partir de então é só colocar
alguns créditos nele e sair dirigindo.
Eu pessoalmente não acho que é a forma mais prática nem econômica
de se pagar pedágios na Flórida, visto que o Sun Pass Mini praticamente
só será necessário para você quando você for de Miami a Orlando ou vice
versa – além disso colocar os créditos não é tão simples como carregar o
celular, pois você tem que ir até uma agência bancária, ou entrar no
site para colocar os créditos, além de ter que ficar calculando qual o
valor exato dos pedágios para não sobrar dinheiro no aparelho, visto que
o crédito não pode ser devolvido. Isso tudo sem contar o valor de $5
dólares pelo “aparelho” – ou seja, não recomendo para meus amigos, familiares e leitores queridos
De qualquer forma, é uma alternativa que
você pode considerar caso já tenha fechado a locação do carro com alguma
locadora que apresente uma desvantagem muito grande para quem pretende
usar os pedágios automáticos para andar na Turnpike.
Como as locadoras pagam o meu pedágio?
A primeira coisa a se lembrar aqui é que
ao retirar o seu carro na locadora, ela obrigatoriamente deve reter um
valor caução no seu cartão de crédito (se não se lembra disso, clique aqui
para ler tudo sobre as locadoras nos EUA). Vamos ter uma conversa
honesta aqui: se você dever algum centavo de dólar para a famigerada
locadora de veículos, acredite, ela vai lhe cobrar no cartão, e você vai
ter que pagar junto com a cotação insana da sua operadora e mais IOF! E
aqui não estão incluídos somente os danos ao carro e as multas, mas
também os nossos queridos (mentira) pedágios.
Não estou tentando assustar ninguém, estou
só tentando chamar atenção para a importância de ler bem qual é a
política de cada uma das locadoras de veículos na hora de te repassar os
custos de pedágio. Isso pode ter um impacto no seu custo final e deve
ser considerado na sua decisão. Abaixo você encontra as políticas das
principais locadoras atualizadas com informações que coletamos em nossas
viagens e em contato com cada locadora. Ou seja, são políticas que as
locadoras podem sim mudar sem dar aviso prévio para a gente (aliás,
obviamente eles nunca dão aviso prévio pra gente de coisa alguma, então
não vão dar disso também! rs).
Política das locadoras de carro para uso do pedágio automático
Advantage, Hertz e FireFly
As três locadoras usam o sistema PlatePass que expliquei acima. Ou seja, passando nas faixas de cobrança automática (SunPass ou EPass) nos pedágios, a locadora irá te cobrar no cartão de crédito, o valor do pedágio + uma taxa de $4,95 dólares por dia de uso.
As três locadoras usam o sistema PlatePass que expliquei acima. Ou seja, passando nas faixas de cobrança automática (SunPass ou EPass) nos pedágios, a locadora irá te cobrar no cartão de crédito, o valor do pedágio + uma taxa de $4,95 dólares por dia de uso.
O importante é ressaltar que se você
passar todos os dias nos pedágios, chega uma hora que a locadora para de
cobrar a taxa diária (mais precisamente quando você gastar $24,75 o
equivalente a 5 dias). Isso acontecerá desde que os usos sejam dentro de
um mesmo mês. A cobrança é feita no cartão que você deixou de caução
algumas semanas depois da viagem e não é possível pagar em dinheiro na
devolução do carro, pois as cobranças dos pedágios vão chegando aos
poucos na locadora. Ou seja, não tem como fugir do IOF aqui.
Avis, Budget e Payless
Essas locadoras trabalham com o sistema EToll, que também expliquei no começo do post. Caso você utilize as faixas de cobrança automática (SunPass ou EPass) elas cobram o valor do pedágio e uma taxa por dia em que você passar nos pedágios no seu cartão de crédito. A taxa é de $3,95 por dia (dias que se usa pedágio, claro), limitada a $16,75 por mês. O pagamento é feito da mesma maneira: no cartão de crédito deixado como caução na retirada.
Essas locadoras trabalham com o sistema EToll, que também expliquei no começo do post. Caso você utilize as faixas de cobrança automática (SunPass ou EPass) elas cobram o valor do pedágio e uma taxa por dia em que você passar nos pedágios no seu cartão de crédito. A taxa é de $3,95 por dia (dias que se usa pedágio, claro), limitada a $16,75 por mês. O pagamento é feito da mesma maneira: no cartão de crédito deixado como caução na retirada.
National, Alamo e Enterprise
Essas três locadoras utilizam o sistema TollPass, também já explicado no início do post. Por fazerem parte do mesmo grupo, possuem a mesma política e cobram o valor do pedágio + taxa de $3,95 por dia de uso (dias que se usa pedágio, claro) limitado a $19,75 para todo o período da locação (e não por mês como nos outros casos mostrados acima). A cobrança é feita no cartão do cliente, de 2 a 6 semanas após a devolução do veículo.
Essas três locadoras utilizam o sistema TollPass, também já explicado no início do post. Por fazerem parte do mesmo grupo, possuem a mesma política e cobram o valor do pedágio + taxa de $3,95 por dia de uso (dias que se usa pedágio, claro) limitado a $19,75 para todo o período da locação (e não por mês como nos outros casos mostrados acima). A cobrança é feita no cartão do cliente, de 2 a 6 semanas após a devolução do veículo.
Sixt
A Sixt, usa o sistema HTA, também já explicado no início do post, porém oferece duas maneiras de cobrar os clientes. A primeira é contratando o serviço de pedágios pré-pago, onde é cobrado uma taxa de $7,99 a mais por dia de locação do carro – usando ou não o pedágio, e independente de quantas vezes você passa no pedágio e qual o valor deles.
A Sixt, usa o sistema HTA, também já explicado no início do post, porém oferece duas maneiras de cobrar os clientes. A primeira é contratando o serviço de pedágios pré-pago, onde é cobrado uma taxa de $7,99 a mais por dia de locação do carro – usando ou não o pedágio, e independente de quantas vezes você passa no pedágio e qual o valor deles.
A segunda forma é passando normalmente
pelas faixas de cobrança automática (SunPass e EPass) e depois de
algumas semanas, a Sixt vai cobrar no seu cartão o valor dos pedágios +
$5 por pedágio que você tenha passado. Ai vale fazer as contas: se você
for ficar somente em Orlando, onde existem menos pedágios, vale a pena
não pagar a taxa fixa. Agora se planejar ir e voltar de Miami, a
primeira opção fica viável.
Dollar, Thrifty e FOX Rent a Car
Apesar de trabalharem com o sistema PlatePass, a Dollar, a Thrifty e a FOX são de longe as piores quando o assunto é pedágio. Ali você tem duas opções:
Apesar de trabalharem com o sistema PlatePass, a Dollar, a Thrifty e a FOX são de longe as piores quando o assunto é pedágio. Ali você tem duas opções:
- Ou paga o pacote que eles oferecem que cobre todos os pedágios da locação, por um valor que pode variar de acordo com a época, com a duração da sua locação e até com o local da retirada do carro. Esse valor varia entre $8 e $11 dólares por dia de locação. Há ainda opções mais caras para semana e quinzena.
- Ou você terá que pagar a abusiva tava de $15,00 POR PEDÁGIO que passar com o carro!
O que te afirmo é: se já tiver fechado com
uma delas, vale a pena usar o plano que te oferecerem, pois sem dúvida
será melhor do que pagar esse valor para cada pedágio que encontrar no
seu caminho. Melhor ainda na minha opinião é já levar isso em conta na
hora de escolher a locadora.