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Turismo

O papo sempre rende muito quando falamos sobre os pedágios nas estradas da Flórida. Apesar de todo mundo que aluga carro fazer uso dos pedágios, poucas pessoas entendem bem como eles funcionam. Antes de se aventurar por esse tema, não deixe de ler os posts abaixo, assim você não ficará perdido sobre como pagar os pedágios:
Nós já falamos um pouco sobre pedágios no post sobre aluguel de carro em Orlando e também na matéria sobre como dirigir em Orlando, mas sabemos que muitas pessoas ainda tem dúvidas. Por isso, hoje resolvi fazer um guia definitivo sobre o funcionamento dos pedágios no estado da Flórida. Espero conseguir esclarecer as dúvidas à respeito desse assunto polêmico.
Para começar, é importante entender os diferentes sistemas de pedágio da Flórida. Prontos? Então vamos lá!
Em um mesmo pedágio você pode ver sistemas diferentes aparecendo juntos ou não.
Em um mesmo pedágio você pode ver sistemas diferentes aparecendo juntos ou não.

Os sistemas de pedágio na Flórida

Existem 5 sistemas de cobrança nos pedágios da Flórida. Na real existem 6, mas o último funciona em estradas que ninguém frequenta, então irei omitir desse guia. Estes 5 sistemas funcionam podem funcionar separadamente ou ao mesmo tempo em um ponto de pedágio, o que só complica a vida dos turistas desavisados. Para que você possa entender melhor, deixa eu explicar um pouco estes sistemas:
  • SunPass: o famoso SunPass é o equivalente aos já conhecidos Sem Parar / Via Fácil aqui do Brasil. Com um “dispositivo” que pode ser colado no vidro do carro ou não, o motorista pode passar batido nos pedágios e a cobrança chega em casa no final do mês. Existem duas opções para os turistas que querem utilizar o SunPass ao alugar um carro, que já detalho mais abaixo no guia para não criar confusão nesse momento.
  • EPass: sistema parecido com o SunPass, mas bem menos abrangante. Apesar disso, está presente em uma importante estrada que corta Orlando, a Beachline Expressway (SR 528), que vai da cidade até o Cabo Canaveral e passa por exemplo pelo aeroporto (que todo mundo usa, né?).
  • PlatePass / EToll / TollPass / HTA: esses sistemas, também conhecidos como “toll-by-plate”, surgiu para abranger quem não queria ficar andando com vários “aparelhos” colados no para-brisa como os do EPass e SunPass. Eles funcionam da seguinte maneira: ao passar pelas faixas dedicadas à cobrança automática (incluindo os dois sistemas: SunPass e EPass) o pedágio tira uma foto da placa e manda a conta do pedágio direto para a locadora. A cobrança é feita no cartão caução que você deixou na retirada do veículo.
    Obviamente, que se a sua locadora oferecer esses sistemas e você não passar pela faixa de cobrança automática, você não será cobrado de nada posteriormente.
    Quando o pedágio for do tipo "exact coin" é bom você ter bastante moeda guardada para jogar nesse "funil" a quantidade certinha de moedas, pois ali não existe troco.
    Quando o pedágio for do tipo “exact coin” é bom você ter bastante moeda guardada para jogar nesse “funil” a quantidade certinha de moedas, pois ali não existe troco.
  • Cash / Receipt: o pedágio do jeito que a gente conhece, onde você estaciona, paga, recebe troco, recibo (se quiser) e segue viagem. Essa espécie de pedágio está aos poucos entrando em extinção na Flórida, dando lugar aos pedágios automáticos.
  • Exact coins: outro sistema que funciona como antigamente, nas faixas com ‘exact coins’ você não encontra um atendente no guiché e sim uma cesta para jogar as moedas e pagar o pedágio. Aqui não tem troco por isso ande com bastante moeda no carro para garantir que terá o valor certinho.
    Falando em moeda, uma dica: a Rê tem essa mania de andar com dois porta moedas em Orlando, um só com moedas de 1 centavo e outro com as outras moedas. Assim sempre que ela pode, ela se livra das moedas de 1 centavo (que facilmente você acumula zilhões ali nos EUA) e guarda as moedas maiores para os pedágios.

Como pagar os pedágios na Florida?

Se você só for circular no eixo Orlando-Tampa-Cabo Canaveral, fique tranquilo meu caro leitor, pois o bom e velho dinheiro ainda é amplamente aceito por essas bandas. Minha dica nesse caso é você se munir de dinheiro trocado e moeda, para o caso de encontrar um pedágio que só aceite Exact Coins (pode acontecer).
Vai ficar só em Orlando e não quer pensar em pedágio? A I-4 não tem pedágio entre no trecho entre Tampa e Winterpark e pode ser uma ótima opção.
Vai ficar só em Orlando e não quer pensar em pedágio? A I-4 não tem pedágio entre no trecho entre Tampa e Winterpark e pode ser uma ótima opção.
Encontrou um pedágio e não tem trocado para pagar? Não tem jeito, né? Você terá que passar batido mas corre o risco de receber uma multa depois. Por via das dúvidas, sempre tente andar com uns trocadinhos no carro.
A verdade nua e crua: a conhecida I-4, estrada que liga Orlando a Tampa, não possuí nenhum pedágio. O que algumas pessoas encontram, são pedágios menores que ligam outras estradas a I-4, mas essa principal em si, é livre de cobranças.
Agora, se você estiver querendo se aventurar pelas vizinhanças de Miami e Fort Lauderdale, deve se preparar para entender um pouco mais sobre os sistemas de cobrança automática dos pedágios. Digo isso porque a Florida’s Turnpike, a principal via que liga Orlando à Miami, não possuí mais pedágios com cobrança manual, nem com funcionários, nem com moedas.
Para lidar com os pedágios automáticos, sua vida vai ser amplamente influenciada pela locadora que você escolher, pois cada uma tem uma maneira diferente de trabalhar com as cobranças automáticas que explico abaixo. Se quiser saber todos os detalhes sobre como ir de Orlando a Miami, clique aqui para ler um post completo.
Se andar na Turnpike, principal estrada que liga Miami e Orlando, não vai ter como fugir dos pedágios de pagamento automático.
Se andar na Turnpike, principal estrada que liga Miami e Orlando, não vai ter como fugir dos pedágios de pagamento automático.

Sun Pass Mini: vale a pena?

Se não quiser depender da locadora, existe também a opção de você passar em qualquer farmácia ou supermercado e comprar o “aparelinho” (que na realidade é uma etiqueta) do SunPass, conhecido como SunPass Mini. Com ele você tem independência dos planos das locadoras, que explicarei mais abaixo, mas deve ser comprado separadamente por você. A partir de então é só colocar alguns créditos nele e sair dirigindo.
SunPass Mini: eu não acho que vale a pena e por isso não recomendo
SunPass Mini: eu não acho que vale a pena e por isso não recomendo
Eu pessoalmente não acho que é a forma mais prática nem econômica de se pagar pedágios na Flórida, visto que o Sun Pass Mini praticamente só será necessário para você quando você for de Miami a Orlando ou vice versa – além disso colocar os créditos não é tão simples como carregar o celular, pois você tem que ir até uma agência bancária, ou entrar no site para colocar os créditos, além de ter que ficar calculando qual o valor exato dos pedágios para não sobrar dinheiro no aparelho, visto que o crédito não pode ser devolvido. Isso tudo sem contar o valor de $5 dólares pelo “aparelho” – ou seja, não recomendo para meus amigos, familiares e leitores queridos 🙂
De qualquer forma, é uma alternativa que você pode considerar caso já tenha fechado a locação do carro com alguma locadora que apresente uma desvantagem muito grande para quem pretende usar os pedágios automáticos para andar na Turnpike.

Como as locadoras pagam o meu pedágio?

A primeira coisa a se lembrar aqui é que ao retirar o seu carro na locadora, ela obrigatoriamente deve reter um valor caução no seu cartão de crédito (se não se lembra disso, clique aqui para ler tudo sobre as locadoras nos EUA). Vamos ter uma conversa honesta aqui: se você dever algum centavo de dólar para a famigerada locadora de veículos, acredite, ela vai lhe cobrar no cartão, e você vai ter que pagar junto com a cotação insana da sua operadora e mais IOF! E aqui não estão incluídos somente os danos ao carro e as multas, mas também os nossos queridos (mentira) pedágios.
Não estou tentando assustar ninguém, estou só tentando chamar atenção para a importância de ler bem qual é a política de cada uma das locadoras de veículos na hora de te repassar os custos de pedágio. Isso pode ter um impacto no seu custo final e deve ser considerado na sua decisão. Abaixo você encontra as políticas das principais locadoras atualizadas com informações que coletamos em nossas viagens e em contato com cada locadora. Ou seja, são políticas que as locadoras podem sim mudar sem dar aviso prévio para a gente (aliás, obviamente eles nunca dão aviso prévio pra gente de coisa alguma, então não vão dar disso também! rs).
Atenção na hora de escolher a sua locadora. Veja a política de cobrança de pedágios automáticas praticada.
Atenção na hora de escolher a sua locadora. Veja a política de cobrança de pedágios automáticas praticada.

Política das locadoras de carro para uso do pedágio automático

Advantage, Hertz e FireFly
As três locadoras usam o sistema PlatePass que expliquei acima. Ou seja, passando nas faixas de cobrança automática (SunPass ou EPass) nos pedágios, a locadora irá te cobrar no cartão de crédito, o valor do pedágio + uma taxa de $4,95 dólares por dia de uso.
O importante é ressaltar que se você passar todos os dias nos pedágios, chega uma hora que a locadora para de cobrar a taxa diária (mais precisamente quando você gastar $24,75 o equivalente a 5 dias). Isso acontecerá desde que os usos sejam dentro de um mesmo mês. A cobrança é feita no cartão que você deixou de caução algumas semanas depois da viagem e não é possível pagar em dinheiro na devolução do carro, pois as cobranças dos pedágios vão chegando aos poucos na locadora. Ou seja, não tem como fugir do IOF aqui.
Avis, Budget e Payless
Essas locadoras trabalham com o sistema EToll, que também expliquei no começo do post. Caso você utilize as faixas de cobrança automática (SunPass ou EPass) elas cobram o valor do pedágio e uma taxa por dia em que você passar nos pedágios no seu cartão de crédito. A taxa é de $3,95 por dia (dias que se usa pedágio, claro), limitada a $16,75 por mês. O pagamento é feito da mesma maneira: no cartão de crédito deixado como caução na retirada.
National, Alamo e Enterprise 
Essas três locadoras utilizam o sistema TollPass, também já explicado no início do post. Por fazerem parte do mesmo grupo, possuem a mesma política e cobram o valor do pedágio + taxa de $3,95 por dia de uso (dias que se usa pedágio, claro) limitado a $19,75 para todo o período da locação (e não por mês como nos outros casos mostrados acima). A cobrança é feita no cartão do cliente, de 2 a 6 semanas após a devolução do veículo.
Sixt
A Sixt, usa o sistema HTA, também já explicado no início do post, porém oferece duas maneiras de cobrar os clientes. A primeira é contratando o serviço de pedágios pré-pago, onde é cobrado uma taxa de $7,99 a mais por dia de locação do carro – usando ou não o pedágio, e independente de quantas vezes você passa no pedágio e qual o valor deles.
A segunda forma é passando normalmente pelas faixas de cobrança automática (SunPass e EPass) e depois de algumas semanas, a Sixt vai cobrar no seu cartão o valor dos pedágios + $5 por pedágio que você tenha passado. Ai vale fazer as contas: se você for ficar somente em Orlando, onde existem menos pedágios, vale a pena não pagar a taxa fixa. Agora se planejar ir e voltar de Miami, a primeira opção fica viável.
Dollar, Thrifty e FOX Rent a Car
Apesar de trabalharem com o sistema PlatePass, a Dollar, a Thrifty e a FOX são de longe as piores quando o assunto é pedágio. Ali você tem duas opções:
  1. Ou paga o pacote que eles oferecem que cobre todos os pedágios da locação, por um valor que pode variar de acordo com a época, com a duração da sua locação e até com o local da retirada do carro. Esse valor varia entre $8 e $11 dólares por dia de locação. Há ainda opções mais caras para semana e quinzena.
  2. Ou você terá que pagar a abusiva tava de $15,00 POR PEDÁGIO que passar com o carro!
O que te afirmo é: se já tiver fechado com uma delas, vale a pena usar o plano que te oferecerem, pois sem dúvida será melhor do que pagar esse valor para cada pedágio que encontrar no seu caminho. Melhor ainda na minha opinião é já levar isso em conta na hora de escolher a locadora.
PEDAGIOS_ORLANDO_MIAMI
12:40 by .

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Da série Novidades de Viagem… Quando você começa a planejar suas férias, qual a principal preocupação que você tem? O valor, certo? Muitas vezes, o orçamento é menor do que o valor da viagem e as férias são postergadas ou alteradas, certo? No final de janeiro, o site Viajanet lançou uma ferramenta super bacana para ajudar a gente a economizar com a compra das passagens aéreas: Quando Viajar. E nós testamos a ferramenta pra contar tudo sobre essa novidade pra vocês. Como acessar É só entrar no site Viajanet e procurar pelo botão Quando Viajar lá no menu superior. Super fácil. Viajanet Viajanet Como usar A utilização é muitooo simples. A página inicial é exatamente a que está na foto abaixo, e a primeira (e quase única) coisa que você precisa fazer é digitar para onde você quer ir. Página Inicial Página Inicial O site vai te perguntar se você permite que ele veja sua localização. Se você permitir, nem é preciso dizer de onde quer partir. No meu caso, como estou em São Paulo, o site me localizou e automaticamente passa a me mostrar as opções de passagens com saídas de São Paulo (mas, você pode alterar a cidade também, sem problema). Depois de digitar e iniciar a busca, a ferramenta te apresenta um resumo das opções. Melhores opções do momento da busca Melhores opções do momento da busca E, em seguida a parte cool da coisa, muito cool, aliás: um calendário-comparativo com as datas das promoções pelos próximos 5 meses. A cor laranja indica o dia da partida com a menor taxa no momento. Calendário mara Calendário mara Logo abaixo, ainda é possível ver um gráfico comparando os preços das passagens em todos os dias do mês escolhido. Gráficos comparando os melhores dias do mês Gráficos comparando os melhores dias do mês E, por fim, ainda na mesma página, dá pra colecionar algumas dicas bacanas para economizar. Dicas para economizar Dicas para economizar Depois de escolher o dia, o site vai te mostrar as opções de combo (ida+volta). Como a passagem de ida está (quae) sempre vinculada a uma passagem de volta e os valores mostrados consideram as duas pernas (ida e volta), a ferramenta faz uma combinação de datas e mostra a combinação mais vantajosa financeiramente. Resultado com a melhor combinação. Resultado com a melhor combinação. Há, claro, outras opções de dias para volta, horários e companhias aéreas, mas os preços podem variar dependendo da sua disponibilidade. Prós e Contras Prós -O site faz muitas milhares de combinação de datas pra você, até encontrar a mais barata disponível no momento. -A interface é tão simples e clara que, mesmo que você não tenha muita intimidade com os aplicativos, vai conseguir usar. -Se você tiver disponibilidade, pode decidir a data das suas férias baseado no menor preço e economizar até 60% (isso é o que eles prometem). -Mesmo que você não tenha tanta disponibilidade de datas (afinal, você tem que seguir o calendário escolar dos seus filhos), a ferramenta te ajuda a decidir o melhor dia para sair e voltar da viagem Contras -Até agora, não encontrei nenhum ‘contra’. Se alguém descobrir, escreve pra gente na caixa de comentários logo aí embaixo. Não se esqueça Os primeiros valores apresentados não são os valores finais. Para saber certinho quanto sua passagem vai custar, você deve escolher os voos e seguir para a próxima página, quando o site vai somar ao valor da passagem, as taxas de embarque e as taxas de conveniência. Se você tiver apertado de grana e quiser economizar mais ainda, você pode comprar as passagens diretamente do site da companhia aérea, onde você não vai pagar pelas taxas de conveniência. Mas, se você achou a ferramenta bacana e útil, talvez seja uma forma de retribuir o esforço da empresa, comprando pelo menos uma vez através do site deles. Assim, eles será remunerados pelo trabalho muito legal que fizeram pra gente. ;)

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